top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#6 O visual da marca

A identidade visual inclui todo conteúdo imagético e informação gráfica que expressa quem é a marca e como ela se diferencia dos demais. Em outras palavras, ela descreve tudo que o público pode ver fisicamente, desde a logo até o design de interiores de uma loja.


Ela expressa externamente a estratégia e essência da marca, que vimos nos posts anteriores. Os atributos visuais que você escolhe são capazes de evocar sentimentos e transmitir significados simbólicos que não são possíveis apenas com palavras. O imagético é uma forma poderosa de comunicação. Elas falam de forma mais emocional e persuasiva.


O propósito de uma identidade visual é:


  • Criar uma impressão emocional.

  • Informar sobre a marca, seus produtos e serviços.

  • Unir os diferentes aspectos do negócio através de um visual consistente.


Essencialmente, a identidade visual é a linguagem gráfica da marca. Da mesma forma que palavras contribuem para criar significado a uma mensagem, na identidade visual vamos criar elementos que se unem para uma formar uma mensagem coesa.


Existem muitas formas de representar visualmente sua marca. Você pode sempre escolher quais irá utilizar e definir diretrizes para elas, como interfaces gráficas, iconografia, infográficos, vídeos, animações etc. Abaixo, explico em detalhes os elementos mais importantes que toda marca deve ter:



Formas

O uso de formas podem ajudar a criar contexto na identidade visual, assim como figuras e desenhos. Elas podem ser simples, como blocos de Lego, ou complexas como a silhueta de uma garrafa de Coca-Cola. As formas que você definir irão guiar muitos outros elementos, como embalagens, estilo de ilustração, arquitetura e, principalmente, o logo.



Logo

O logo é elemento central de toda sua identidade visual. Ele é usado em praticamente tudo: site, embalagem, mídias sociais. Por isso deve ser versátil e capaz de ser aplicado em todos os canais.


Um bom logo é, antes de tudo, memorável. Perceba que a maioria dos logo que temos em nossa memória são os mais simples. Ele deve refletir sua mensagem, mas tente fazê-lo simples se quiser causar um impacto.


Pense em como você gostaria que seu logo fosse: é uma imagem? Apenas o nome? Qual seu estilo? Seu logo deve contar uma história e ser significativo. Faça uma pesquisa no mercado. Como são os logos de seus concorrentes? Às vezes é comum perceber que eles permeiam as mesmas cores (comumente baseado em pesquisas de mercado), aí está uma grande oportunidade de se diferenciar.


Muitas pessoas pensam que o logo é o item mais importante de toda identidade de marca. Ele é, sim, importante, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça. Por isso, preste atenção também nos próximos itens.



Tipografia

A tipografia é uma extensão da logo. Ela é o formato e estilo do texto que se usa para expressar a marca. Existem muitos tipos de fontes e cada um pode ter um efeito diferente para o público, incluindo diferentes graus de legibilidade.

Ela é muito importante pois estará em todas as suas mídias, seja em uma embalagem ou no website, por isso é importante considerar não apenas como ela se alinha à marca, mas também como funcionará nas várias aplicações que será usada. Uma identidade visual completa considera tipografias para todos os tipos de texto, considerando a legibilidade em cada formato, mas se atenha a duas ou três fontes apenas como uma para títulos e textos de destaque e duas outras para textos corridos.



Cores

As cores são usadas dentro de uma paleta com tons específicos. Isto significa que não basta apenas ser “verde” ou “vermelho”, é necessário saber exatamente qual matiz e tom e isto é representado através de códigos CMYK, RGB, HEXA e Pantone. Usadas corretamente, as cores podem gerar respostas emocionais no público e refletir sua essência de marca.


As cores são elementos muito poderosos, mas também um pouco mistificados. Muitas pesquisas sugerem que podem afetar a percepção da marca (como que o vermelho e amarelo do McDonalds nos provoca fome), mas não é uma ciência precisa. Nem sempre as mesmas cores evocam as mesmas percepções em pessoas diferentes porque nossas associações com cores podem ser bastante subjetivas.


Após escolhidas, as cores devem permear todos os materiais da marca. Para isso, é importante definir uma cor primária (a principal), uma secundária (para fundo) e uma contrastante (para destaques). Tenha em mente que a ausência de cor (como branco e preto) também são escolhas.



Imagens

Outro elemento muito importante, pois a marca é muito comunicada através de mídias visuais. Seja por fotos ou ilustrações, elas devem estar alinhadas com sua marca.


Desenvolver seu estilo de ilustração é uma maneira muito inteligente de representar visualmente seu conteúdo. Você deve buscar um estilo distinto que seja constante.


A fotografia também é muito efetiva e versátil. Mas é preciso ter uma estética consistente com a sua marca. Você também deve considerar quais recursos estão ao seu alcance, afinal pode ser um investimento alto se você quiser produzir suas foto ao seu próprio estilo. Se for usar bancos de imagens, considere sempre quais são suas diretrizes.


A representação importa. As imagens que você utiliza podem fazer seu público se sentir incluído ou excluído, então pense em representá-lo através de diversidade, idade, gênero, tipo de corpo, etc. Lembre-se: empatia em primeiro lugar!




A identidade visual é muito útil quando se quer comunicar ideias de forma visual. Essas ideias devem vir em conjunto para contar uma história cativante. O visual tem o poder de captar a atenção, mas são as histórias que envolvem e cativam. Então pense nisso quando estiver criando seus pontos de contato e utilize todos os meios possíveis para dar plano à sua história.


Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além! Aspirações vagas, textos genérico

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

bottom of page