top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além!


Aspirações vagas, textos genéricos e parágrafos que tentam entregar algum significado sem alma e paixão não tem mais apelo para o consumidor atual. Não queremos mais gastar tempo e energia com marcas superficiais. Nós precisamos de algo autêntico para nos inspirar.


Estamos na era do manifesto de marca.


Manifestos são declarações ousadas e profundas que dizem a todos quem é e o que quer atingir. Ao compartilhar seu manifesto de marca, você leva o foco às suas crenças e valores, convidando o público a apoiar suas metas.


Com apelo emocional, o manifesto torna a marca humana e é uma ferramenta poderosa para falar sobre suas paixões e, acima de tudo, inspirar seus consumidores e atrair talentos dispostos a trabalhar com você por um propósito maior.



Porque você precisa de um manifesto


Atualmente, a relação dos consumidores com as marcas demanda um profundo conhecimento das empresas e seus propósitos. A tradicional propaganda não atinge mais a nova geração e, por isso, as marcas precisam se comunicar de uma forma a fim de se conectar com o público.


O manifesto é uma boa forma de fazer isto ao expor a alma da marca de um jeito intrigante e marcante. Sendo assim, o manifesto:


  • Dá clareza sobre a natureza do seu negócio ao descrevê-lo com suas palavras e termos.

  • Comunica sua visão e valores em uma mensagem coesa que fala com o público.

  • Serve uma bússola que guia e inspira todos que interagem com sua marca a buscarem oportunidades e tomarem decisões de forma concisa.



Como escrever um manifesto


A melhor forma de começar seu processo é buscar inspiração em outras marcas que tiveram sucesso ao compartilharem os seus. Manifestos podem vir de todos os tamanhos e formatos, de textos longos a frases curtas. De vídeos bem produzidos a apenas uma imagem. Veja estes exemplos:

Nike


A Nike é conhecida por produzir manifestos poderosos. A marca se posiciona em relação a diversos assuntos (por vezes até polêmicos) com firmeza e emoção. Alguns exemplos são o “Nada pode nos parar” e o apoio ao movimento Black Lives Matter. Mas o principal, que define a essência da marca, é o abaixo:


“De alguma forma, acreditamos que a grandeza é apenas para alguns poucos escolhidos, para os superstars. A verdade é que a grandeza é para todos nós. Não se trata de reduzir as expectativas; trata-se de criá-las para cada um de nós. A grandeza não está em um lugar especial e não está em uma pessoa especial. A grandeza está onde quer que alguém esteja tentando encontrá-la.”


Apesar de patrocinar grandes nomes do esporte, a marca se posiciona dizendo que acredita no potencial de todos nós e é isso que a move. Veja também o vídeo (o texto é diferente, mas a mensagem é a mesma).



Apple


Por quase toda a sua carreira, Steve Jobs foi considerado louco. Mas, apesar de toda a sua controvérsia, a sua capacidade de pensar diferente foi o que impulsionou a inovação da Apple e a transformou na marca mais valiosa do mundo.


A história de Steve Jobs é a força motriz por trás do propósito da Apple de inspirar as pessoas a pensar de forma diferente e desafiar o status quo, então poderão ajudar a impulsionar a sociedade e mudar o mundo. Desta forma, seu manifesto é:


“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. As peças redondas nos buracos quadrados. Os que vêem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discorda-los, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os vêem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo, são as que de fato, mudam.”



Google


Diferente dos formatos de manifesto da Nike e Apple, o Google documenta sua filosofia em uma lista com “Dez coisas que sabemos ser verdade”, que tecem seus princípios básicos para explicar como chegaram onde estão hoje e para onde pretendem chegar no futuro.


É comum pensar no Google, apenas como uma barra de pesquisa. Este manifesto mostra uma imagem mais ampla da marca e da filosofia que impulsiona a empresa. Confira aqui.



Agora que você já tem algumas referências, vamos partir para a criação.


Primeiro, comece pelo seu “porquê”. Você precisa ter em mente exatamente pelo que você se posiciona para uma declaração das suas opiniões, crenças, intenções e motivos. Uma boa forma de começar é respondendo às questões abaixo:


  • O que dá significado ao seu negócio?

  • Qual você quer que seja o legado da sua marca?

  • Como você quer mudar o mundo?

  • O que você está disposto a fazer para atingir isto?



Segundo, conecte-se com seu público. Um bom manifesto converge com as aspirações do público. Seu objetivo deve mostrar que você quer as mesmas coisas que ele. Converse com seus consumidores para descobrir quais suas crenças e opiniões e como você pode se conectar. Fazendo isto, você será capaz de criar uma comunidade para sua marca



Terceiro, busque a linguagem certa. Seu objetivo é inspirar e engajar para mostrar propósito, convicção e emoção. Veja como exemplo uma das falas mais bem-sucedidas da história, o “Eu tenho um sonho” de Martin Luther King Jr tem todas essas características. Se ele falasse “Eu tenho uma estratégia”, será que seria tão efetiva quanto?


Para isso, busque palavras que inspirem imaginação e provoquem ação. Seu objetivo é redigir uma mensagem que faça com que seu público se conecte com suas aspirações e paixões.



Parabéns! Você tem um manifesto de marca.


Com seu manifesto em mãos, torne-o disponível. Você precisa divulgá-lo em lugares que sua comunidade poderá vê-lo e a melhor forma de fazer isto é com gerando impacto. Não seja tímido, faça barulho e busque engajamento.


Agora é hora de vivê-lo. Manifestos representam apenas o começo de uma jornada e apenas escrevê-lo e divulgá-lo não é o suficiente, ele deve orientar suas ações como marca e empresa, definir tom de voz e decidir como irá promover seu conteúdo. Você escreveu uma intenção e precisa estar pronto para praticá-la.


Por fim, espero que o texto ajude você a escrever seu manifesto de marca e, acima de tudo, que faça você refletir e colocar em palavras tudo aquilo que faz você levantar da cama todos os dias e estimula seu coração a bater mais forte.


Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

#11 Seu cliente não é todo mundo

Colocar o cliente em segundo plano é o que faz muitas marcas fracassarem. Elas criam toda sua estratégia, posicionamento e identidade - mas esquecem com quem estão falando. Lembre-se: sua marca não es

bottom of page