top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#11 Seu cliente não é todo mundo

Colocar o cliente em segundo plano é o que faz muitas marcas fracassarem. Elas criam toda sua estratégia, posicionamento e identidade - mas esquecem com quem estão falando. Lembre-se: sua marca não está ao seu serviço - neste caso, o que se tem é um hobby - ela está ao serviço do seu consumidor e é ele quem deve estar no centro de tudo que você decide.


Por isso, é importante entender quem é o seu consumidor e neste cenário encontramos o conceito de público-alvo, onde definimos com quem queremos falar e nos conectar.


Seu público-alvo não é “todo mundo”

Existe um ditado muito comum nos meios de marketing e branding que diz: “quem tenta ser tudo para todos, acaba não sendo nada para ninguém”. Isso porque diferentes públicos têm diferentes necessidades e seu produto dificilmente irá satisfazer todas elas.


Além disso, com todas as formas de comunicação existentes hoje em dia, somos cada vez mais bombardeados por informações de todos os tipos. Se você não se comunica com um grupo específico de pessoas, existe uma grande chance de sua mensagem acabar afundando no meio de todo esse mar de informação.


Se o seu consumidor é “todo mundo”, você será muito genérico e será difícil se conectar em um nível profundo. E lembre-se: quanto maior a conexão, maior a lealdade com sua marca e mais consumidores promotores você vai ter.


Definir um alvo possibilita focar sua mensagem para o público certo e garantir que você fale a língua dele, entregando conteúdo de interesse e, assim, gerando mais valor e possíveis vendas. Ter uma estratégia de público-alvo facilita atingir o público certo com a abordagem correta.


Saber como definir seu público-alvo é uma forma efetiva de garantir a relevância da sua marca. Em um mundo onde cada vez mais os consumidores esperam experiências únicas e personalizadas de suas marcas preferidas, não se pode comprometer-se com uma estratégia global e generalizada. Ao compreender seu alvo, você ganha eficiência na comunicação ao gastar menos e receber leads mais qualificados.



Como definir o seu alvo

O público-alvo é, basicamente, um grupo de pessoas com características em comum que sua marca quer atrair e cultivar um longo relacionamento. Seu objetivo será defini-lo de forma assertiva para entrar em sua mente para entendê-lo de forma profunda, compreendendo suas dores, necessidades, desejos e preferências. Só assim você saberá como abordá-lo e assegurar que sua marca será relevante a ele.


Para isso, o meio mais fácil de começar é segmentar o mercado em características demográficas, psicográficas e comportamentais.


  • Segmentação demográfica: Você pode considerar diferentes características, como faixa etária, gênero, renda, atividade profissional, estado civil e composição familiar.



  • Segmentação geográfica: Nem todas as marcas têm a capacidade de atingir consumidores em todo o globo. Não só é difícil captar a atenção quando o escopo é tão abrangente, mas também a entrega de produtos em todos os países é um tanto complicada - a não ser que você ofereça produtos e serviços digitais. Se você está neste último caso, você deve pensar localmente para criar estratégias que atinjam os diferentes locais. Se não, pense o quão longe você pode ir para entregar seus produtos.


  • Segmentação psicográfica: Inclui informações como personalidade, estilo de vida, atitudes e opiniões. Por exemplo, se você decide se conectar com jovens que se preocupam com responsabilidade social, você terá que investir mais em mostrar sua ética.


  • Segmentação comportamental: Atitudes em relação aos produtos, ocasião de compra e benefícios que estão procurando. Nesta segmentação, identifique as necessidades e aspirações, problemas e preocupações e motivação de compra.


Feito isso, refine a audiência. Quando falamos em público-alvo, a especificidade é chave. Por exemplo, se você quer vender um curso de inglês presencial, seu público não deve apenas ser "jovens de 20 a 30 anos", mas mais focado como “jovens de 20 a 30 anos residentes em São Paulo que estão no início de carreira e buscam se profissionalizar através do aprendizado do inglês“. Viu a diferença?


Quanto mais preciso você for, mais eficiente serão seus esforços nas suas estratégias, de promoção e produtos a preços e distribuição. É importante também escolher um público que você consiga se relacionar e se comunicar de forma natural e espontânea para ter mais facilidade em criar conexões reais.


Com esse entendimento, será mais fácil criar uma voz que realmente ressoa para seus consumidores. Mas, não é só escolher o público e pronto. Você precisa analisar ele para responder às perguntas:


  • Com quem você está falando, onde encontrá-lo e como abordá-lo para saber quais canais utilizar;

  • Como se comunica e quais palavras e termos para otimizar sua estratégia de palavras-chaves para buscadores como o Google;

  • O que ele precisa, quais suas dores e necessidades para criar uma proposta de valor aderente;

  • Quais suas motivações, sonhos e desejos para se comunicar com seu imaginário;

  • Como ele compara marcas e escolhe produtos para oferecer algo competitivo;

  • O que é relevante para ele para criar o “match” necessário.



Concluindo…

Identificar o seu público-alvo não deve ser um processo consciente que ajudará a criar o impacto da marca e se conectar com os clientes. A identidade da sua marca não é para você - é para o seu público-alvo. Tenha isso em mente e você estará no caminho certo.


Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além! Aspirações vagas, textos genérico

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

bottom of page