top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#5 Identidade da marca

Quando se fala em marca, a maioria das pessoas pensa em logo, cores, tipografia e outros elementos que são “a cara” da marca. Esses são alguns dos componentes que fazem parte da identidade da marca que vou abordar hoje.


Já falamos sobre estratégia, essência e mensagem da marca. Depois de definir tudo isso e ter um entendimento claro sobre quem é a marca e o porquê dela estar nesse mundo, chega a hora de tornar tudo isso tangível na identidade da marca.


O que é uma identidade de marca?

É a sua logo, cores, estilo de gráficos… e muito mais. A identidade de marca é a soma de como sua marca se expressa ao público. E isso pode incluir sons, gostos, texturas e cheiros - ou seja, abordar todos os sentidos! Ela é a forma como a marca se comunica com o mundo, se diferencia da concorrência e cria uma experiência que encoraja o público a interagir com ela.


Se você quer ter uma marca competitiva de sucesso, criar uma identidade de marca forte é crucial. Quando você comunica com sucesso quem é, será mais fácil criar relações duradouras. Uma identidade de marca forte não acontece de um dia para outro. Escolher algumas cores junto de uma logo não é tão simples assim. Você precisa abordar de forma estratégica o seu design. Por isso, antes de mergulhar na identidade da marca, é importante ter um profundo entendimento da sua estratégia.


Mas, o que faz parte desta identidade?

Uma logo e algumas cores não fazem uma identidade. É preciso muito mais que isso, é preciso pensar em uma linguagem completa que possa ser aplicada em todos os seus pontos de contato, desde website até embalagens, e traduzir sua essência através de todas as mídias para todos os seus públicos - externos e internos. Dependendo de sua marca, você precisará ser mais ou menos abrangente.


Por exemplo, uma marca que atua com e-commerce deve trabalhar no design do seu site, no layout dos posts de mídias sociais e vídeos de divulgação, mas ela não precisa parar por aí. É preciso pensar em todos os pontos de contato com o público, então ela também deve ter cuidado com a embalagem de entrega e até a música que toca na espera do atendimento telefônico.


Identidades bem sucedidas deixam sua marca em nós. Lembre das lojas que visitou na sua última vez no shopping, algumas delas possuem até um cheiro característico. A Farm, por exemplo, tem sua própria fragrância e mesmo quando você compra algo pelo site da loja, a embalagem vem como esse cheirinho da marca.


Sua identidade de marca deve ser:


  • Distinta: deve se destacar entre os concorrentes e capturar a atenção do público. Veja como exemplo o Nubank com uma identidade visual bem diferente de outros bancos como Bradesco ou Santander. Se sua proposta é diferente, ela também deve aparentar isso.


  • Memorável: deve causar impacto para se fixar em nossa memória. A Apple tem em seus produtos apenas o logo, sem o nome da empresa, mas mesmo assim todos sabemos quem é.


  • Escalável e flexível: deve crescer e evoluir com a marca, seja para franquias, novos produtos e serviços e até novos mercados. Veja como exemplo grandes marcas que se adaptaram ao longo do tempo; a Coca-Cola mudou seu logo e linguagem visual das propagandas conforme foi evoluindo.


  • Coesa e intuitiva: deve ser bem construída para que cada elemento se complemente. Cada pedacinho criado precisa comunicar o todo. Seu Instagram precisa conversar com seu website - mesmo que sejam criados e gerenciados por times diferentes.


  • Fácil de aplicar: é intuitiva e clara para todos que precisam usá-la. Se você fizer algo muito complexo, atingir os objetivos acima pode ser algo complicado demais e seu sucesso difícil de ser atingido.



Quanto mais coesa e consistente for sua identidade de marca, mais fácil será para seu público compreender e se conectar com você. Ao criá-la, é preciso escolher os elementos que irão representar seu negócio. Cada detalhe é importante e precisa de reflexão focada no público. Algumas questões úteis para este processo:


  • Como você visualiza sua personalidade? Quais cores te representam, que tipo de fotografia tem a ver com você? Relembre a personalidade que falamos no post de essência da marca.


  • Como seu público se apresenta? É preciso se comunicar com relevância ao público-alvo que escolheu. Se ele usa roupas mais coloridas e modernas, você precisa espelhar isso.


  • Como é sua concorrência? Analise a identidade de seus competidores para verificar no que você pode se diferenciar.



Uma técnica muito boa para tudo isso é criar painéis com imagens e referências que você acredita que podem te representar. Ao visualizar tudo isso, ficará mais fácil definir diretrizes. A partir de toda essa reflexão, tente escrever um briefing expressando todo o seu desejo de representação da identidade da marca. Esse texto servirá como base sempre que você precisar contratar alguém para criar para você.


No próximo texto vamos falar em detalhes sobre cada elemento da identidade visual e como você pode usar os elementos de logo, cores, tipografia e outros para dar vida à sua marca. Até lá!


Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além! Aspirações vagas, textos genérico

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

bottom of page