top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#2 Estratégia de marca





No texto anterior falamos muito sobre a importância de se ter uma marca forte. Espero que a leitura o tenha instigado a querer saber mais e, principalmente, a ter vontade de construir a sua marca. Acho que tive sucesso, afinal de contas você está aqui!

Hoje vamos falar mais sobre a estratégia de marca e como desenvolvê-la.



O que é uma estratégia de marca?

Sua estratégia de marca deve agregar a razão pela qual seu negócio existe. Ela deve definir seu lugar no espaço de mercado, o que a difere dos outros e como você quer que seu consumidor a perceba.


Sua marca deve comunicar os problemas que está tentando solucionar de uma forma que se conecte com aqueles que sofrem com eles. As melhores estratégias de marca entendem seu público de verdade, até mais do que ele mesmo. Assim você cativa o coração da sua audiência com empatia sem precisar gritar que a sua marca é a melhor.


Marcas fortes que são exemplos de resolução de problemas são: a Uber facilitando a mobilidade urbana, a Nubank eliminando a burocracia do setor bancário e a Amazon que entrega o que o cliente necessita, sem precisar sair de casa.


Então, o que é estratégia de marca?


A estratégia de marca é um plano que os negócios criam para firmar-se na mente do público. Quando uma empresa é bem sucedida em fazer isso, todos sabem o que ela é e o que ela faz, reconhecem suas características e sentimentos envolvidos e possuem uma opinião formada sobre ela.


É o que justifica sua existência, determina seu posicionamento e cria conexões únicas e significativas com seus consumidores. Estratégias de sucesso costumam conter 6 itens principais:


  1. Elas têm empatia com o consumidor.

  2. Elas têm valores claros.

  3. Elas encorajam seus consumidores a compartilharem seus valores.

  4. Elas sabem exatamente quem são e não fingem ser algo que não são.

  5. Elas aliviam as dores de seus consumidores.

  6. Elas têm um tom de voz distinto que se conecta com a audiência alvo.


E o que elas ganham com isso? Basicamente duas coisas: diferenciação e reconhecimento. Se destacar da concorrência é um aspecto crítico para construir valor e atingir mais market share (participação de mercado) e mind share (presença na mente do consumidor). Não é por acidente que todos reconhecemos o swoosh da Nike, o maçã da Apple e o G da Google. Ou mais: o laranja do Itaú, o som de abertura do Netflix e a textura de um chinelo Havaiana. Todas essas marcas foram construídas de forma a assegurar reconhecimento com seus atributos de marca.


Como desenvolver uma estratégia de marca?

Desenvolver a estratégia de uma marca é como construir a planta de uma casa, você projeta a fundação, diretrizes e regras antes de colocar qualquer tijolo. Para isso você deve definir:


  • Quem você é?

  • O que você faz?

  • Por que você faz isso?

  • Para quem você faz isso?

  • Como você faz isso diferente ou melhor que a concorrência?


Com respostas a essas (aparentemente) simples perguntas você é capaz de explorar a força motriz por trás da sua marca.


Entenda seu contexto

Ao definir sua estratégia de marca, entender o contexto em que está é crucial. Você não pode definir seu lugar e diferencial em seu segmento de mercado se você não o conhece. Nenhuma marca é criada no vácuo. Toda a análise é também importante para desenvolver seu posicionamento e propósito, te ajudando a refletir onde você se encontra e o que faz você se destacar.


Comece uma análise da concorrência e entenda que não é apenas fazer e dizer a mesma coisa que os demais. É importante entender o que empresas similares estão fazendo, mas ainda mais importante é aprender com seus erros e falhas para identificar como sua marca pode ser diferente.


Entenda quais são as dificuldades de seu público-alvo e pense como você pode oferecer uma experiência melhor. Calce seus sapatos, entre em sua mente e atinja seu coração. Colocar seu cliente em segundo plano é o que faz com que muitas empresas fracassem. Elas criam sua marca, tom de voz, conteúdo, logo, website - e esquecem seu consumidor.

Considere o mercado, olhe para o futuro e analise as tendências. Encontre oportunidades que ainda não foram exploradas e garanta seu lugar antes que outros o tomem.


Se você já tem uma empresa, é preciso compreender a sua situação atual. Para isso, fale com seus clientes. Eles sabem mais sobre sua marca do que você. Busque depoimentos honestos, tanto positivos como negativos. Depois, olhe para seu time. Ele é o responsável por comunicar a mensagem de sua marca todos os dias. Sua estratégia de marca deve estar alinhada em toda a organização.


Com todos esses insights em mãos, é hora de olhar para frente e definir qual oportunidade você quer agarrar para definir sua estratégia. Se posicione com atitude e não hesite quando te perguntarem “como você é diferente do resto?”.



O próximo passo é tangibilizar tudo isso, afinal de contas não adianta apenas prometer. É preciso cumprir. No próximo conteúdo vamos falar sobre como articular essa promessa e criar contexto de forma a dar vida à estratégia criada. Até lá!


Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além! Aspirações vagas, textos genérico

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

bottom of page