top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#1 A importância da marca

Qualquer pessoa que tenha um negócio, seja ele grande ou pequeno, quer ter sucesso. É preciso ver o retorno do investimento, se destacar da concorrência e, mesmo que seja algo sem fins lucrativos, chamar a atenção do público. Com todas essas necessidades é que entra a importância de ter uma marca forte.


As melhores marcas têm tanta eficiência em sua estratégia que nem mesmo precisam da presença de sua logo - você sabe exatamente com qual instituição está interagindo. Isso pode acontecer pela forma como elas falam, do conteúdo que criam, a linguagem que usam e até mesmo com as emoções que evocam. Independente do que seja, elas são instantaneamente reconhecidas.


Em uma era em que os consumidores exigem autenticidade e valores com os quais se identificam, é mais importante do que nunca para as marcas serem claras sobre como se posicionam e, mais do que isso, como agem. Com tantos competidores, é fácil ser esquecido (ou nem ser notado), mas construir uma marca com uma estratégia genuína e distinta ajuda a se destacar na multidão e criar conexões significativas com seus consumidores.



O que é uma marca?

Quando se pergunta a alguém qual o significado de “marca”, é comum receber como resposta algo específico como apenas a “logo” de uma empresa. Mas é preciso entender que é muito além disso, a logo é apenas uma forma de criar um ponto de contato visual. Nas palavras de Jeff Bezos, fundador da Amazon, “marca é o que os outros falam quando você não está na sala”, ou seja, é uma combinação de reputação e percepção do que o público tem da empresa - e muito disso é subjetivo.


Uma marca é a percepção ou conjunto de associações que os consumidores têm sobre um negócio. Essas percepções são originadas através da história que você conta, os valores que você prega, os produtos e serviços que você oferece e como seus consumidores são transformados como resultado de usar esses produtos e serviços.


Como você pode ver, uma marca não é apenas passar uma mensagem ao consumidor, mas fazê-lo sentir e ser transformado. Sua marca não pertence à você, mas a ele. Assim como afirma Scott Cook, diretor do eBay e da Procter & Gamble, “Uma marca não é mais dizer ao consumidor o que é - é o que os consumidores dizem uns aos outros o que ela é.”.


Isso pode ser um pouco assustador, porque mostra que a marca está nas mãos do consumidor. É o que eles percebem, é o que eles falam, é que eles acreditam.


Uma marca poderosa deve estabelecer uma forte conexão com a audiência, de forma pessoal, e transcender a oferta do produto. Por exemplo, vamos falar da Dove. A princípio, é apenas um sabonete certo? Mas quando nos conectamos com a mensagem e intenção da marca, sentimos algo a mais que isso. Vemos a beleza, a real beleza. Nos sentimos aceitos como somos. Outro exemplo, a Nike com seu slogan “Se você tem um corpo, você é um atleta” mostra como a marca vê as infinitas possibilidades do potencial humano nos esportes e inspira até o mais sedentário a usar seus produtos (mesmo que seja para sentar no sofá).


Como Simon Sinek diz, “As pessoas não compram o que você faz; elas compram porque você faz.” Em outras palavras, as pessoas compra o porquê. Copiar um produto é fácil, mas copiar um propósito é muito mais difícil.


E é por isso que ter uma estratégia de marca é tão importante! Ela deve agregar a razão pelo qual seu negócio existe além de fazer dinheiro. Ela deve definir seu lugar no espaço de mercado, o que a difere dos outros e como você quer que seu consumidor a perceba.


Os benefícios disso são inúmeros e vão além de se destacar da concorrência. Uma estratégia de marca gera valor agregado para a empresa. O que frequentemente traz uma maior qualidade percebida e ligação emocional. Isso significa que uma marca forte pode cobrar mais pelo mesmo produto. Veja a Coca-Cola por exemplo, você paga mais do que um outro refrigerante qualquer sem nem refletir muito sobre isso.


Além disso, a definição da estratégia de marca vai ditar também toda a sua estratégia com empresa ao prover um propósito claro do seu porquê. Vai te ajudar a definir uma mensagem mais consistente para se comunicar melhor com seu público e alinhar seu time para garantir que todos estão trabalhando pelo mesmo objetivo.


Viu como você pode ir além com sua marca? Encorajo você a pensar sobre seu porquê e como isto se conecta com seu público. Nos próximos textos vamos falar mais sobre como construir uma estratégia de marca e os principais diferenciais de marcas fortes. Até lá!




Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além! Aspirações vagas, textos genérico

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

bottom of page