top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#9 Propósito de marca

Vimos no texto anterior a importância da promessa de marca, com bons exemplos e dicas para construir a sua própria. Mas, em um mundo onde a fidelidade do público é praticamente limitada, você precisa mais que uma promessa, você também precisa de um propósito.


O propósito de marca basicamente é a razão de existir além de fazer dinheiro. Enquanto a promessa diz ao público o que esperar como resultado ao adquirir um produto ou serviço, o propósito vai muito além disso. O propósito conecta com o público de uma forma muito mais emocional.


Sua promessa de marca irá te ajudar a entender questões importantes como suas proposições de venda e seu posicionamento. Entretanto, você precisa saber o “porquê” de sua marca existir em primeiro lugar. Por exemplo, enquanto a maioria das marcas apenas “faz dinheiro”, as melhores marcas vão além disso para realizar algo muito mais incrível.



“As pessoas não compram

o que você faz,

elas compram o

porquê você faz.”

- Simon Sinek



Ao esclarecer seu propósito, a marca ganha profundidade e significado para sua promessa e mostra para o público que seu valor vai além de apenas oferecer um produto.


O que está por trás do seu negócio?

Enquanto empresas ao redor do mundo se esforçam para obter diferenciação em indústrias superlotadas, o propósito é o que direciona uma marca como favorita do público.


Frequentemente, quando empresas começam a pensar em maneiras de se posicionarem no mercado, elas focam nos seus produtos, serviços e campanhas de marketing. Apesar de essas coisas serem importantes, elas não são a motivação central pela qual sua marca será escolhida.


Sempre vai ter alguém que diz ser maior, melhor, mais rápido e mais barato. Ao invés de brigar por esses quesitos (e gastar muito dinheiro nisso), tente criar uma conexão real com seu público e dê a eles algo que vai além de preço, ponto de venda e embalagem.


O maior erro que empreendedores podem cometer quando pensam em seu propósito é achar que ele é seu objetivo final. Não é bem isso. Afinal, toda empresa tem que gerar resultado e o propósito não pode ser “ganhar mais dinheiro”.


O propósito de uma marca é o “porquê” atrás de sua existência. Ele define a alma da organização e engaja seu público emocionalmente através de crenças compartilhadas.


E o propósito não pode ser algo sem inspiração, como preposições de missão genéricas que caem no esquecimento. Em um mundo em que consumidores querem interagir com marcas que se conectam com eles, essas frases não são o suficiente.


O propósito da sua marca deve ser o quinto “P” do seu mix de marketing. Sem isso, não será sustentável. Um dos maiores problemas que empresas têm ao responder qual seu propósito é confundirem com sua missão, visão e valores. Veja bem:


  • Missão é o que você faz para atingir seus objetivos.

  • Visão para onde você vai e onde quer chegar.

  • Valores como você faz, sua ética e comportamento.


Propósito é o porquê, a razão de você existir.

O significado por trás de sua existência, uma visão idealista do que você quer se tornar para seu público, por exemplo, eu “ajudo empreendedores a compartilharem seus ideais através de marcas que se conectam com o público e geram valor ao negócio”.



A importância do propósito

Ao escolherem as marcas com as quais o público quer se relacionar, não se destacam apenas os produtos e serviços que oferecem. O fator de maior importância está no impacto que as marcas têm no mundo.


É preciso pensar holisticamente sobre o valor que a marca entrega a cada stakeholder: seus consumidores, funcionários, comunidade, parceiros, acionistas e o planeta que compartilhamos.


Como humanos, buscamos sentido e propósito em nossas vidas. Por isso não seria diferente esperar isso também daqueles com quem nos relacionamos, como parceiros, amigos e também as marcas. Buscamos relacionamentos alinhados às nossas crenças


Além disso, uma geração crescente de consumidores está buscando por marcas que se posicionam por algo maior que os produtos que vende. Eles querem marcas que inspirem, tragam um ponto de vista e gerem ações para um impacto positivo no mundo.


Consumidores conscientes estão mudando a forma como o mercado funciona. Cada vez mais, o propósito de marca é um fator de grande importância ao decidir sobre a compra de um produto ou serviço. Isso significa que marcas com um propósito relevante se destacam na multidão de marcas e ganham vantagem.


O propósito de marca adiciona valor não apenas ao consumidor que adquiriu o seu produto ou serviço, mas à sociedade como um todo. Ter um propósito cria uma relação muito mais emocional, fato que impulsiona vendas e também a fidelidade de marca. Um propósito único vai te diferenciar de toda a concorrência.



Então, qual o seu propósito?

Agora que você entendeu a importância de ter um propósito para sua estratégia de marca, chegou a hora de defini-lo. No próximo texto falarei mais sobre o tema, com exemplos, ideias sobre como encontrar o seu e colocá-lo em prática. Até lá!


Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além! Aspirações vagas, textos genérico

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

bottom of page