top of page
  • Foto do escritorMariana Pavão

#8 Promessa de marca


Toda marca faz uma promessa, ela queira ou não.


O McDonalds promete entregar deliciosos hambúrgueres de forma rápida para consumidores famintos. A Harley Davidson promete entusiasmo e emoção na estrada para homens barbudos com jaquetas de couro. A Apple promete computadores e celulares inovadores, porém simples, para jovens antenados e loucos por tecnologia.


Uma marca existe, acima de tudo, para servir às necessidades de seus consumidores. Por isso, seu sucesso está pautado no seu entendimento sobre eles, garantindo que ela atinja suas expectativas e respondendo às suas necessidades. A promessa de marca diz ao público o que ele pode esperar de seu produto ou serviço. Ela diz à ele qual deve ser a expectativa de valor a ser entregue.


A promessa de marca é o valor que o consumidor pode esperar ao interagir com sua empresa. Quanto mais se entrega a promessa, mais forte será o valor de marca na mente do público. Você cria um compromisso com seu consumidor.


Sua promessa de marca deve corresponder à simples fórmula: o que e para quem sua marca faz o que faz. Um bom ponto de partida é usar o Business Model Canvas para identificar e criar valor ao definir sua proposição de valor.


Mas é claro que uma promessa só é boa se for mantida. Por isso você precisa agir e entregá-la de forma consistente. Se você não a entrega, quem vai sofrer, além de seu bolso, é a sua reputação.



Como criar uma promessa de marca?

Uma boa promessa é simples, crível, memorável e inspiradora. Quanto mais arrojada e clara, melhor. As melhores promessas são ousadas, desafiam o status quo e conectam-se com as reais necessidades de seus consumidores.


Não diga simplesmente o que você faz, mas descreva a experiência completa. Por exemplo:


  • O Starbucks não vende apenas café, ele entrega toda uma experiência com ambiente acolhedor e funcionários amigáveis.

  • A Coca-Cola não faz apenas refrigerantes, ela inspira momentos de otimismo e alegria.

  • A Nike não produz apenas tênis, ela leva inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.


Liste as razões pelo público escolher você e os atributos que apenas a sua marca entrega. Depois escolha os que você é capaz de entregar de forma consistente e que você gostaria que destacasse em sua reputação. Então, incorpore-os e esforce-se para sempre entregá-los da melhor forma possível.


Um ponto importante a considerar é que é preciso alinhar expectativas. Prometa algo além de suas capacidades e colha consumidores insatisfeitos. Seja realista e garanta que sua promessa esteja de acordo com o que você pode cumprir.

Não esqueça de ser mensurável. Você deve ser capaz de medir o seu sucesso com números e estatísticas. Por exemplo, se sua promessa é oferecer segurança em carros - quantos acidentes foram evitados? Se você não consegue medir, não poderá gerenciar.


Por fim, eduque seus funcionários, são eles que estarão na ponta cumprindo a sua promessa. Por isso eles precisam estar conscientes do que devem entregar e realizar. Se eles não estão, podem acabar prejudicando a marca ao invés de ajudá-la. Ao treiná-los com um entendimento profundo da sua promessa e de como a performance de cada um influencia de forma positiva ou negativa, eles terão muito mais consciência de sua importância em todo o resultado.



Viu como você é importante ter sua promessa de marca? Encorajo você a pensar sobre ela e como se conectar com seu público. Nos próximos textos vamos além e falaremos sobre propósito de marca. Te espero lá!


Posts recentes

Ver tudo

#14 Valores de marca

Em um mundo onde as pessoas estão constantemente buscando por conexões, é crucial para as empresas entregar a elas algo que podem se apegar, e isso vai além de um logo criativo e um feed de instagram

#13 Manifesto de marca

Ter a certeza de que a mensagem da sua marca é ouvida pelo seu público nunca foi tão importante. Porém, a tradicional “missão” da empresa já é era. É preciso ir além! Aspirações vagas, textos genérico

#12 Proposição de valor

Enquanto mercados, consumidores e tecnologias estão em constante mudança, as marcas devem evoluir cada vez mais rápido para se adaptarem. Todos os anos vemos muitas novas marcas sendo criadas e compet

bottom of page